23 de maio de 2011

Você sabia que... - Parte 3: Hidrossemeadura


Outra técnica empregada no Morro da Cruz, nos fundos do Bloco29, para a revegetação é a hidrossemeadura. As sementes utilizadas foram Trevo branco (Trifolium repens)e Cornichão (Lotus corniculatus).

É um processo de plantio no qual se utiliza uma mistura pastosa contendo sementes, adubos, mulch (matéria orgânica) e aditivos especiais misturados em água num caminhão tanque especial. 

 Esta solução pastosa é aplicada por hidrojateamento no solo onde fica aderida e possibilita a germinação das sementes e desenvolvimento da vegetação em todos os tipos de solos. 
Abaixo figura mostrando a germinação das sementes após alguns dias aplicadas nos fundos do Bloco 29.


            Após a aplicação da hidrossemeadura, as sementes iniciam a germinação e levam cerca de 30-120 dias (mais ou menos) para fechamento total da área, sendo influenciadas diretamente pelas condições climáticas) conforme a figura abaixo.




19 de maio de 2011

Você sabia que... - Parte 2: Escadaria


Mais uma técnica empregada no morro da cruz é a escadria, que faz parte da obra de drenagem.
As obras de drenagem servem para captar e conduzir de maneira conveniente as águas superficiais e subterrâneas de uma encosta, com objetivo de evitar erosão e escorregamento. (Cunha, 1991).
A drenagem é uma intervenção muito importante para garantir a estabilidade da encosta, pois consegue reduzir os esforços provocados pela água. Trata-se de uma parcela essencial ao conjunto que visa a estabilidade do talude.


Escadarias ou Escadas de água:

Construída para conduzir grandes volumes de água em encostas de intensa inclinação.
O formato em degraus proporciona a redução da velocidade das águas superficiais.